Novas regras em pauta no Seminário Técnico Nacional promovido pela CBJ 2025
Treinadores e árbitros brasileiros passarão por treinamento antes do início da temporada 2025 de competições nacionais. Mudanças entram em vigor em fevereiro
A Confederação Brasileira de Judô promoverá, neste final de semana, 01 e 02 de fevereiro, Seminário Técnico Nacional para treinadores e árbitros de judô com o objetivo de atualizá-los sobre as novas regras de competição apresentadas pela Federação Internacional de Judô para o ciclo olímpico Los Angeles 2028. O treinamento é obrigatório para os árbitros brasileiros que queiram atuar nas competições oficiais da CBJ em 2025.
Novas regras
No Brasil, a CBJ já adotará as novas regras em suas competições a partir do CBI Meeting Nacional Sub-18 e Sub-21, que acontecerá nos dias 08 e 09 de fevereiro, em Brasília.
As atividades serão conduzidas pela Coordenação Nacional de Arbitragem da CBJ sob a liderança do sensei Edison Minakawa ao lado de árbitros FIJ A que estiveram no Seminário da FIJ, como o árbitro olímpico e atualmente supervisor da FIJ, sensei André Mariano dos Santos.
Em dezembro do ano passado, a CBJ enviou uma comitiva formada por árbitros e pelas principais lideranças da gestão técnica ao Seminário da FIJ, onde as regras atualizadas foram apresentadas em primeira mão pela Comissão de Arbitragem e de Educação da Federação Internacional.
Em seguida, o grupo traduziu as regras para o português e organizou um documento resumindo as principais mudanças. Esse relatório foi apresentado em seminário online aos coordenadores estaduais de arbitragem e aos presidentes de federações estaduais de judô, no início de janeiro.
Agora, a próxima etapa consistirá no Seminário prático presencial que será realizado em Pindamonhangaba, São Paulo, neste final de semana. O evento foi aberto aos treinadores e árbitros de todo o Brasil que queiram se atualizar sobre as novas regras. Mais de 400 pessoas são esperadas no encontro, que abre, oficialmente, o calendário de eventos nacionais da CBJ, em 2025.