top of page

Apresentação de Kodokan Goshin Jutsu no Torneio da AJC homenagem ao Kodonsha Anísio de Assis Belchior

A Apresentação será às 8h30min pelo próprio homenageado Professor Kodansha Anísio de Assis Belchior.

Sensei Anísio de Assis Belchior 7° Dan é um renomado judoca de 81 anos e 68 anos dedicados a prática e ao ensino do Judô, como responsável pelo Judô Nipo Campinas formou inúmeros judocas, transmitindo sempre os valores e filosofia do esporte. Sensei Anísio também teve a satisfação de treinar e formar seus filhos e netos, estando aqui presente também sua 3° geração, seu bisneto Joaquim.

 

Como parte das celebrações de sua trajetória, será realizado um Kata especial  com seu aluno Toshi, no qual Sensei Anisio treinou desde a infância. Toshi, que se formou faixa preta no Japão, sendo um orgulho para Sensei Anísio.

 

É o Kata mais novo, tendo sido criado em 1956. Ele complementa outro Kata, o Kime no Kata e é composto por várias técnicas de autodefesa que fazem o uso de técnicas de arremesso, chaves, golpes e chutes. Incluem defesas e contra ataques à mão livre, com punhal, com bastão e com armas de fogo. É um sistema de defesa pessoal, constituído de 21 técnicas que foram selecionadas e desenvolvidas por técnicos da Kodokan durante 3 anos de estudos.

Kodokan Goshin-jutsu é um conjunto de Kata que indica princípios e técnicas de autodefesa aplicáveis ​​à sociedade moderna.

 

Vários anos após Kano Jigoro Shihan estabelecer o Kodokan Judo, ele estabeleceu o Kime-no-Kata para lutas sérias e combativas. No entanto, de acordo com grandes mudanças nos estilos de vida, o estabelecimento do Kata para autodefesa adequado para a época foi solicitado e, consequentemente, o Kodokan Goshin-jutsu foi estabelecido em janeiro de 1956, referindo-se às técnicas de várias artes marciais diferentes.

 

Essas técnicas permitem que alguém se defenda com as mãos vazias contra atacantes armados ou desarmados e são incorporadas ao conceito de cooperação mútua do Judô que diz "pare a alabarda, termine com o mínimo de ferimentos".

 

Este conteúdo de técnicas consiste em uma "seção desarmada" e uma "seção de armas". A “seção Desarmada” consiste em doze técnicas no total, com sete “quando seguradas” e cinco “quando atacadas à distância”, enquanto a “seção Armas” consiste em nove técnicas no total, com “contra Adaga”, “contra bastão” e “contra Pistola”, três técnicas em cada.

 

Este Kata tem uma natureza notável e completa de artes marciais com base na realidade de que Tori controla o ataque do Uke em todas as técnicas enquanto se aproximam.

Conheça mais sobre o kata Kodokan Goshin-jutsu atravé do link abaixo:

Livro didático do Kodokan em português.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga nos nas redes sociais
  • Facebook Basic Square
bottom of page